domingo, 22 de maio de 2016

Playlist: Hoje - Gerson Borges


"Hoje, porque só tenho hoje
Hoje, aqui, agora, o já
Hoje eu vou cuidar do meu hoje
e do amanhã eu sei que Deus cuidará"

A exagerada preocupação com o futuro não está restrita à nossa geração, livros que foram escritos séculos atrás apontam para realidade de que essa questão está intimamente relacionada à nossa natureza. Talvez Shakespeare tenha razão ao dizer que para nós o passado e o futuro parecem sempre melhores, o presente, no entanto, sempre pior. E não é novidade que essa forma de caminhar na vida nos traz prejuízos, estagnação, estresse, ansiedade e um coração ingrato. 

Há dois mil anos atrás, Jesus, Aquele que para mim mais entende da natureza humana, não poderia deixar de nos alertar sobre essa realidade. Em um dos evangelhos Ele nos diz: "Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia bastam os seus próprios males." Além disso, aponta para a fé e para as coisas do Alto como grandes ajudadoras diante do desafio que envolve a valorização do hoje.

Dessa forma, podemos apreciar um pouco da música do Gerson Borges, cantor e compositor com grande influência da música popular brasileira, que conheci dia desses. Embora tenha significativa caminhada, lançando o seu primeiro CD em 1991, só o ouvi pela primeira vez através de uma recente regravação que o Paulo César Baruk fez de uma das suas grandes composições. Inclusive, tal regravação é uma das minhas faixas preferidas do CD do Baruk. 

Entretanto, destaco a canção "Hoje" pelo arranjo bacana, pela participação do Paulo Nazareth, que é um outro cantor e compositor que admiro muito, mas, acima de tudo, pela relevância do tema e incentivo à busca por coisas simples que muitas vezes deixamos passar despercebidas em meio aos nossos dias afundados em pressa e procrastinação. "Ligar pra o meu velho", "ouvir as pessoas", "voltar a sorrir"... há aqui as coisas do Alto que o Mestre da Vida nos ensina a valorizar. Que seja esse o nosso desafio diário, que seja essa a nossa caminhada. 

3 comentários:

  1. Oi Filipe!
    Gostei demais dessa música, gostosa de se ouvir e a letra é ótima.
    Precisamos viver o HOJE na presença de Deus, laçando sobre Ele toda a nossa ansiedade, pois tem cuidado de nós.
    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Música muito boa, não conhecia, Filipe.
    Cuidar do hoje c carinho e responsabilidade...
    Texto que nos faz pensar e decidir.
    Uma boa semana. Abç

    ResponderExcluir
  3. Olá Filipe
    Não conhecia essa conhecia, letra ótima. Precisamos valorizar o hoje. Um forte abraço.

    ResponderExcluir